SS3049 - Desenvolvimento para iOS 11 - Swift

O objetivo deste treinamento e fornecer aos alunos o conhecimento necessário para criar aplicativos para o iOS de forma prática usando ferramentas e recursos avançados da plataforma. Durante o curso o aluno vai aprender como usar as principais ferramentas (Xcode), APIs, Bibliotecas para poder desenvolver aplicativos profissionais de qualquer plataforma Apple (TV, iOS, Watch, Mac OS). Neste curso será visto Swift 4.0, CocoaPods, WebService, MVC do iOS, WatchKit App, entre outros.

Carga Horária

40 h

Conteúdo

1 - Introdução ao desenvolvimento para iOS

- Workflow Desenvolve →Testa →Desenvolve →Submete à Apple

⁃ WWDC

⁃ Mercado de trabalho para o desenvolvimento Mobile

⁃ Ferramentas

⁃ Xcode 9 (2017)

⁃ Visão geral da arquitetura IOS

⁃ Criando uma aplicação

⁃ Rodando uma aplicação no simulador

⁃ Definição da aplicação exemplo

 

2 - A linguagem Swift 4.0

- Por que devo usar Swift ?

- Sintaxe

⁃ Definindo classes

⁃ Método de inicialização

⁃ Propriedades

⁃ Principais tipos de dados (Dictionary, Int, String, Double, etc) e como acessa-los

⁃ Incluindo classes

⁃ Chamando métodos

⁃ Acessando propriedades

⁃ Criando condições (If let, guard let, Switch )

- Closures

3 - Arquitetura das aplicações: MVC do iOS

- AppDelegate: a classe base de qualquer aplicação

- Model - View – Controller

⁃ Definindo classes

⁃ Estrutura de Diretórios

⁃ A classe Controller

⁃ O arquivo de Interface

⁃ Conectando interface e controller: propriedades
⁃ Conectando interface e controller: ações

4 - Principais Componentes de Interface e AutoLayout

- Introdução

- Componentes

- UILabel

- UIButton

- UITextField

- UISlider

- UISwitch

- UIProgressView

- UIImageView

- UIPickerView

- UIScrollView

-    AutoLayout

5 - Navegando entre diferentes telas/controllers

- Segues

- Tipos de Segues

- Enviando informações para outras telas através da Segue

- Unwind Segue

- Apresentando outros controllers

- UITableViewController

- UINavigationViewController

- UITabbarController

- UICollectionViewController

  6 - CocoaPods, Banco de dados e Web Service

- O que é CocoaPods ?

- Integrando

- PodFile

- Pod Install

- Sobre acesso a dados em aplicativos

-    Uso de Web-Service REST através de HTTP e JSON (Alamofire)

-    Acessando dados da nuvem como Firebase

- Preferência de usuário (NSUserDefault)

- Acesso a “Web” através de WebView

7 - Local Notifications e Push Notifications

- Sobre notificações

- Criando notificações locais com UILocalNotification

- Criando notificações com o Push Notification

- OnseSignal

- Configuração

- Codificando

- Teste

8 - Frameworks com Exemplos

- Uso de persistência de dados através de CoreData - Banco de dados interno

- Uso de localização de usuário com CoreLocation

 Uso de mapas com MapKit

9 - Qualidade(Depuração) e Publicação

- Análise de desempenho (consumo de memória)

- Depuração de código

- Publicação na App Store & distribuição (Apple Member Center, Itunes Connect)

10 - Thread e WatchKit App

- Visão geral de Thread

- Criando uma Thread

- Visão geral do WatchKit

-    Criando uma aplicação utilizando WatchKit

11 - Design e prototipação de telas de Apps

 

Pré-requisitos

Ter realizado os cursos:

SSWLPR - Lógica de programação

SS2904 - Desenvolvimento Orientado a Objeto - OOP

ou conhecimento equivalentes.