Expertise em soluções para agregar valor a sua empresa.

Empresa

Fundada no início dos anos 90 pelos irmãos Nei, Jones, Jerri e Giani Maldaner, a história da SISNEMA se compõe com a história da tecnologia no Rio Grande do Sul e seu desenvolvimento. Aproveitando o início do conceito de redes de computadores, o marco pioneiro da empresa foi a integração dos microcomputadores em rede. Na época a plataforma utilizada para isso era a Novell e a SISNEMA se tornou rapidamente referência em tecnologias Novell no Sul do País.

O início

O mundo começava a falar de globalização e a SISNEMA tinha em mente que deveria manter-se inovadora e proporcionar às empresas e profissionais do Sul formas de acesso à esse conhecimento. A sociedade começava a caminhar em direção à tecnologia, muitas vezes sem saber de que forma ela impactaria nas suas atividades, o conceito de TI já estava no ar, mas o que predominava nessa área era a denominação informática.

Segundo o Diretor de Estratégias e fundador da SISNEMA, Nei Maldaner, o começo não foi tecnicamente projetado, mas sim atendendo às demandas que as próprias empresas tinham na época. “Existiam os computadores e eles trabalhavam de forma isolada era necessário integrar e fazer com que eles conversassem para otimizar o trabalho. Aí conseguimos nosso grande crescimento tecnológico, pois fomos pioneiros aqui em implementação das soluções em rede, interligando os computadores”, explica Maldaner.

Crescimento

Ao longo dos anos 90 a evolução permaneceu constante, assim como o investimento em qualificação e especialização. Giani relembra que não foram poucos os finais de semana que viajou para São Paulo para realizar as provas de certificação nas plataformas Novell. “Não existia profissional certificado, muito menos a possibilidade de fazer a prova aqui por isso precisávamos nos deslocar para realizar os exames, além de cansativo era um custo elevado”, conta o Diretor de Tecnologia.

Essa situação foi um dos motivos que levou a SISNEMA também a se tornar um centro oficial da Prometric para realização de exames oficiais em plataformas tecnológicas internacionais. Atualmente é uma das que mais certifica profissionais de TI no Sul, através de uma moderna estrutura para realização de testes e campanha específicas voltadas para os profissionais que desejam uma carreira certificada.

A consolidação através dos serviços e das redes implementadas em clientes de grande porte no Estado deram o respaldo de que a SISNEMA necessitava para o desenvolvimento de uma nova frente: a qualificação dos profissionais. Jones Maldaner, Presidente da SISNEMA, conta que a demanda surgiu naturalmente. “Nossos clientes pediam para que treinássemos os profissionais deles, pois depois de instalada a solução era eles que deveriam tocar o ambiente no dia-a-dia, esse fato nos abriu uma nova oportunidade, que se formalizou na divisão de treinamentos”, explica ele.

Consolidação

Hoje com mais de 300 módulos de especialização disponíveis, a SISNEMA é representante de grandes players do mercado de tecnologia mundial, replicando no Sul os mais novos lançamentos desses fabricantes. De acordo com Jones, ter mais de 26 anos de atuação em um mercado concorrido e ascendente como o de TI é motivo de orgulho para os irmãos.

“Se analisarmos que os avanços tecnológicos são uma realidade recente, a SISNEMA passar dos 26 anos é um caso de sucesso, são poucas empresas nesse segmento com tantos anos de estrada e que acompanham as movimentações de mercado como nós. Um dos nossos principais orgulhos com essa conquista é o reconhecimento do público, como uma empresa comprometida com o desenvolvimento profissional de cada um que passa por aqui”, revela Maldaner.

Inovação

O foco na inovação é uma das características que tem acompanhado os irmãos Maldaner nesses anos de trajetória em TI. Replicar no Sul os mais avançados lançamentos tecnológicos do mercado é uma tarefa que requer investimento e disponibilidade de estudo. Por isso não é feito com freqüência, já que requer determinação e uma ampla visão de mercado.

“Participamos de feiras, congressos e eventos internacionais periodicamente, isso desde a fundação da SISNEMA, pois enxergamos que esse é o caminho para inovar. Sempre viajamos entre dois, para poder trocar ideias e discutir à cerca das novidades que estamos tendo acesso e isso certamente têm feito a diferença em nossa história”, revela Jones.

Essas experiências rendem os assuntos que são abordados nos projetos gratuitos desenvolvidos desde 1998. Tanto o projeto Academics, como a Jornada Tecnológica são realizados gratuitamente pelo Estado e representam uma forma de compartilhar conhecimento com os demais públicos, que em geral não tem acesso rápido à informação de ponta. Além de uma série de outros projetos dos quais a equipe SISNEMA faz parte e desenvolve.