Expertise em soluções para agregar valor a sua empresa.

Notícias

04 set

Transformação para um ambiente automatizado e Digital exige mudanças de Comportamento, Gestão e Tecnologia.

Transformar as empresas para um ambiente automatizado e Digital exige mudanças de Comportamento, Gestão e Tecnologia.

 

Partir para transformação vai além de automatizar e por vezes até robotizar, é também será necessário garantir controles e sensores em todo processo; mas certamente de nada servirá tal automatização se não houver controles que melhore os processos continuamente.

São pilares que requer atenção assim como na gestão que terá foco principal fazer os controles de seus erros.

As tecnologias terão que evidenciar valor agregado, do contrário irão apenas trocar de tecnologia, estas que podem até estar fadadas a ruptura das empresas.

Portanto antes de tentar mexer nos processos e automatizar, a proposta que torna-se imprescindível é estudar e entender o mercado, observar tendências e oportunidades, comparar com nossa capacidade de estar nesse mercado com pessoas e tecnologias e, principalmente refletir sobre o que nos diferencia das outras empresas.

 

Escolher as áreas mais interessantes ou mais impactantes, para implementar pilotos e provas de conceito, buscando os benefícios e os riscos.

Ao implementar estes modelos de transformação é importante garantir uma maturidade aliada com experiências de transformação dentro das empresas.

A dúvida é, como fazer dentro de muitos consultores experientes no mercado, a síntese me parece simples:

- a Alta Gestao deve conhecer a tecnologia e sua capacidade em implantá-la além de compreender as potencialidades e limitações da tecnologia e da cultura.

-  Refletir o impacto destas mudanças tecnológicas no modelo de negócio, valor ao cliente, receitas, custos, relações com clientes e fornecedores e como ou quando alterar estas mudanças. (Observar oportunidades disruptivas com base na economia digital, modelos de partilha, plataformas digitais e a oferta de produtos e serviços com iOT)

- Definida a Estratégia, deve se criar competências interpessoais, de sistemas e relações com colaboradores, clientes e fornecedores.

O novo Modelo:

INOVACAO é a palavra chave para este novo mundo. Porém, a diferença neste momento, é: a inovação não vem sozinha, vem agregada de colaboração entre empresas entidades e colaboradores. Termos chamado de Inovação Aberta.

O maior desafio será conseguir exercer este modelo, onde a colaboração aberta traz a inovação aberta, de forma mais rápida e eficaz. Teremos de ter muito preparo com as pessoas para este modelo.

A inovação colaborativa traz uma redução do tempo em chegar ao mercado novos produtos, dos riscos e dos recursos. E tudo isso estão além das fronteiras da empresa.

AREAS de Competências:

Sistemas de Informação

Tecnologias Digitais e Analíticas

Digitalização dos Processos

Automação das Tarefas

Agentes inteligentes, Sensoriais

 

Resultam um sistema de tomada de decisão mais rápido mais preciso com menor índice de erro.

A requalificação terá de ser estratégica. A visão de flexibilização dos colaboradores, em termos de horários e forma de trabalho, bem como o uso de ferramentas sociais e móveis serão diferencial

A busca de novos profissionais nas áreas afins com conhecimentos de sistemas de informações, analíticos e iOT, trará diferencial competitivo e colaborativo para o novo mercado.

A estratégica de reter os profissionais para o mercado local e global.

Finalizando o novo modelo que a Industria 4.0 traz, não está ligada a tecnologia e sim como as pessoas a utilizam, seja consumidor, colaboradores ou fornecedores. E a empresa tem aprender criar valor nos seus produtos.

 

Nei Maldaner

Fundador da SISNEMA Informática 

 
Fonte: Nei Maldaner